Nossa História

     A Casa de Mina Nanã Boroquê, desde o ano de 1997 estava “sentada” no bairro da Liberdade, e mudou-se no ano de 2012, para a comunidade Pindaí, em São José de Ribamar, município da Região Metropolitana de São Luís. Tal mudança fez-se necessária, por conta dos preceitos da casa, na formação de seu líder espiritual, que está fundamentada na terra, no barro, na lama. Para seguir esta fundamentação espiritual e os preceitos do Terreiro, a Casa teve que se mudar para a zona rural. Desde então, passou a ser chamada de “Terreiro de Mina Nanã Boroquê”. A origem de Nanã, um dos orixás mais velho do panteon africano, é a lama, a terra, o barro. O Terreiro foi construído dentro das suas origens: barro, chão batido em cinza, madeira da mata (nos fundamentos espirituais do Terreiro há a marcação simbólica do tucueiro, da aroeira e o aririzeiro).
    
   O “Terreiro de Mina Nanã Boroquê” desenvolve, na comunidade Pindaí, ações culturais em parceria com a instituição GRÊMIO RECREATIVO E CULTURAL LIBERTOS NA NOITE. Além de suas obrigações religiosas abertas para a participação da comunidade. Realizamos ainda, atividades artísticas e culturais, seguindo um calendário festivo anual próprio da Casa, dando destaque para o Festejo de Nossa Senhora Sant’Ana que acontece dias 25, 26 e 27 do mês de julho, além de atividades do período carnavalesco, junino e natalino.
     
     O “Terreiro de Mina Nanã Boroquê” tem como líder espiritual o sacerdote Álvaro José dos Santos Souza, Pai Neto de Nanã, que iniciou-se na Mina aos 10 anos de idade.


5 comentários: